Curiosidades Da Marca PILOTO

 

A palavra PILOTO vem do bizantino ” pedotes ” que quer dizer “timoneiro” e pode ter varias interpretações e aplicações interessantes, dentre elas:

PILOTO como pessoa e’ aquele quem comanda a nave ( no espaço sideral ), o avião ( no ar ), quem dirige o bólido ( na terra ), a embarcação ( na água ), isto e’, o mais importante tecnicamente a bordo, qualquer que seja o lugar.

PILOTO e’ a chama que permanece acessa nos aquecedores a gás ( nunca apaga ), ou o bico que se acende em primeiro lugar, para depois propagar o fogo para os demais bicos.

PILOTO e’ tudo aquilo que serve de modelo para algo ou para processos inovadores, inclusive para grandes planos.

PILOTO também é o nome de uma ave, exclusiva, que vive na ilha de Abrolhos, e de um peixe, também exclusivo, que vive no Mediterrâneo.

A marca PILOTO existe desde 1953, podendo-se dizer que muito do pioneirismo no setor de autopeças e no segmento de freios, onde atuamos, foi ditado a partir dela.

Talvez seja coincidência !

O logotipo PILOTO foi estilizado três vezes desde sua existência.

Inicialmente era um carro tipo “Ford T”, onde havia um traco simulando um homem que o dirigia, cuja cabeça em destaque superior era desenhada em oval e acomodava as três letras finais da palavra PILOTO , as outras três iniciais ficavam fora da cabeça. Dentro desta cabeça/marca havia uma letra “T” que era o nariz, e mais duas letras “O” que eram os olhos do motorista, onde na primeira tinha um acento circunflexo, que era a pestana atenta do condutor. A ideia foi dar condição de vida ao logotipo. Isto tudo em preto e branco. (figura 1) Obs.: abaixo e’ o logotipo que vinha nas embalagens dos produtos PILOTO .

figura 1

Em 1964, o logotipo foi redesenhado aproveitando a parte superior do anterior, mantendo o nome PILOTO , deixando-o com as características iniciais da cabeça com os olhos e nariz destacados pelas letras “O” e “T”. Utilizava-se uma só cor, ou azul ou preto (figura 2).

figura 2

Vinte anos apos, em 1984, surgiu o atual logotipo, onde a palavra freios, que fica no rodapé a direita, por educação cultural, e’ comum vê-la escrita em diversos outros idiomas e alfabetos, de acordo com a ocasião, principalmente nas dos países onde a marca esta’ presente. Curiosamente este logotipo já foi escrito em farsi ( Iran ) e em mandarim ( China ), dentre outros.

As cores, também, surgiram com este logotipo, onde a tarja amarela ouro tem como significado a esperança, riqueza; e a tarja azul celeste acima, tem como significado a serenidade, estabilidade madura, sabedoria sem limites alem do horizonte.

Neste logotipo, foi preservado a cor e a imagem da cabeça do condutor que aparecia no logo anterior, destacando-se o formato oval entre as tarjas e as duas letras “O” estilizadas, lembrando os olhos.

As tarjas formatam a palavra PILOTO , para dar uma ideia de produto bem feito com dimensões precisas e exatas, que uma boa peca mecânica deve ter (figura 3).
No campo gráfico, dizem os técnicos, que nosso logotipo é difícil de ser impresso, necessitando de muita experiencia e atenção, senão sai errado ou nas cores ou nas formas.

Curiosamente, isto também ocorre em nossa realidade, onde muitos outros fabricantes tentam copiar as pecas PILOTO, porem sempre produzindo copias com falhas técnicas e de qualidade a desejar.

Talvez, também, seja coincidência!

Fale conosco
Endereço

Centro de Distribuição e Logística - BRP Automotive
Rua safira, 273B - Entrada Lateral Distrito Industrial, Indaiatuba, SP Brasil 13347-080

E-mail

atendimento@brp-automotive.com

Vendas

55 19 3935-3091